• Marjhan

THE TRUE COST - DOCUMENTÁRIO


Vamos falar sobre roupas? Nossa indicação da semana é o documentário "The True Cost" (O Verdadeiro Custo, em uma tradução literal). Ele tem como objetivo de alertar os consumidores sobre o impacto ambiental de peças de roupas e a exploração de trabalhadores que as confeccionam, em um ambiente sem as mínimas condições de trabalho. Além de tudo isto, ele nos faz questionar a nossa real necessidade de um guarda roupa vasto.


É possível assistir o filme no Netflix ou no próprio site do filme, que está disponível em inglês (https://truecostmovie.com/watch-now/).


COMÉRCIO JUSTO

E porque pagar 'caro' por roupas ecologicamente corretas, com baixo impacto ambiental, e fair trade (comércio justo)?!

A foto acima expõem as condições de trabalho de costureiras. Um trabalho que consiste em longas jornadas, um ambiente sem as mínimas condições de trabalho, e um salário ínfimo aos quais estas pessoas tem que submeter. Além disso, por falta de condições financeiras as mulheres se veem obrigadas a levarem seus filhos para dentro das fábricas.



Esta foto mostra as condições de fabricantes de sapatos de couro. Os trabalhadores ficam em ambiente insalubre, tendo a sua saúde prejudicada. Muitas vezes, estamos tão envolvidos em adquirir peças de roupas a preços baixos que esquecemos como foi possível estas roupas terem um valor tão pequeno.



IMPACTO AMBIENTAL

Quando compramos roupas, na maioria das vezes, não pensamos no fato de ela ter um impacto ambiental no planeta, afinal, é tecido, certo?!


A realidade é que as roupas são descartadas atualmente com facilidade, e o destino final destas em sua maioria são lixões. Onde estas roupas, com tecidos que em grande parte não foram concebidos com um cuidado ambiental, demoram anos para se decompor.


A moda é a segunda indústria que mais polui no planeta, perdendo apenas para a indústria petrolífera.



PORQUE COMPRAMOS?

O documentário realiza o questionamento de porque compramos tantas peças de roupas?


Alguns fatores são expostos como os causadores deste consumo desenfreado. Um dos motivos é o fato de roupas serem uma forma de expressão. Conseguimos através dela expressar nosso humor, personalidade, e até sentirmos emoções diferentes conforme vestimenta.


Outro fator, ligado mais ao capitalismo, é o poder de compra. Podemos não ter dinheiro para comprar "o que realmente queremos/importa", como uma casa, um carro, ou uma viagem. Mas, conseguimos sentir poder de compra ao adquirirmos peças de roupas de baixo valor, desencadeando um sentimento de poder aquisitivo no ato de comprar roupas e acessórios.

Realizando um acréscimo, acredito que também há uma pressão da sociedade para que utilizemos roupas diversas. Por exemplo: repetir o mesmo vestido em três festas seguidas, utilizar o mesmo casaco durante uma semana no período de inverno, são atos que, muitas vezes, são motivo de "repreensão" social. Situações que nos fazem sentir envergonhados, como se fosse socialmente errado utilizar o mesmo vestido em diferentes festas, ou que é necessário ir ao trabalho não repetindo o casaco do dia anterior.


Podemos mudar nosso mind set e sermos agentes em um consumo consciente de peças de roupas e acessórios. Buscando, também, julgar menos o modo de se vestir das pessoas que nos circundam, ou o número de vezes que alguém utilizou uma roupa. Apoiar marcas da indústria da modo que fabricam produtos com ciclo de vida completo, ou que tenham baixo impacto ambiental e fair trade são atitudes positivas.

TRAILER "THE TRUE COST"


#MarjhanINDICA #biodegradável

197 visualizações
  • Preto Ícone Pinterest
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • happy cow

INSTITUCIONAL

HORÁRIO ATENDIMENTO

IFood | UberEats

Ter - Sex: 10h às 15h

Ter - Dom: 18h às 22h

Ateliê

Seg - Sex: 09h às 22h 

Sáb - Dom: 18h às 22h   

ENDEREÇO

Porto Alegre, RS

+55 51 33988497 | + 55 ‭51 989066118

contato@marjhan.com.br

 

Não realizamos atendimento ao público no no nosso ateliê, que é destinado somente à produção.

NEWSLETTER

Entrega

© 2023 por Marjhan Culinária Vegana.

CNPJ: 31.590.817/0001-90