• Marjhan

RISOTO DE COGUMELO E TOFU DEFUMADO


Receita de Risoto de Cogumelos

Tempo de preparo: 1 hora para o caldo de legumes, e 40 minutos para o risoto.

Dificuldade: tranquilo.

Rendimento: serve 6 pessoas.


O risoto é um prato delicioso para o inverno, ótimo para reunir amigos e familiares sem ocupar muito tempo na cozinha. Antes de me tornar vegana fazia muito risoto 4 queijos, e por um tempo acreditei que este prato perderia seu brilho sem os derivados de leite animal.


Entretanto, percebi depois de um tempo que o segredo de um bom risoto está no caldo utilizado em seu cozimento. É ele que dará um gosto especial para o arroz, então não abra mão de preparar um caldo de legumes caseiro para está receita, irá valer a pena.

Dica para o caldo de legumes

Você pode preparar o caldo de legumes no dia anterior se preferir, apenas será necessário que ele esteja quente no momento de fazer o risoto.

Uma dica para ter um caldo de legumes bom é guardar no freezer em um saquinho os talos de cenoura, cebola, batatas, casca de alho, talo do alho poró. Quando você for fazer qualquer receita que utilize estes ingredientes, basta você lavar o talo ou casca que iria fora e ir armazenando em um saco zip no freezer.


No momento de fazer o caldo de legumes é só retirar do freezer os talos e colocamos na panela com água. Assim, você terá um caldo de legumes rico e estará dando uso a alimentos que iriam fora. Só lembre que o tempo máximo que estes legumes podem ficar congelados é três meses, se quiser coloque a data no saco para não esquecer.


Os ingredientes do caldo de legumes é livre, mas abaixo segue a lista do que utilizamos no nosso.

INGREDIENTES DO CALDO DE LEGUMES • 2 cebolas médias com casca • 2 dentes de alho com casca

•. 1 cenoura com casca

•. 1 batata com casca • 3 litros de água

• 1 folha de louro (você pode acrescentar orégano, manjericão, etc)

MODO DE PREPARO

  1. Lave todos os legumes e corte grosseiramente, cortamos em 4 partes, deixando a casca;

  2. Coloque os legumes, água, e temperos em uma panela;

  3. Leve a panela ao fogo e assim que levantar fervura conte 20 minutos e desligue, deixando esfriar naturalmente;

  4. Com o auxílio de uma peneira coe o caldo e o transfira para uma jarra de vidro ou pote para ser armazenado. Caso você não utilize o caldo no mesmo dia, o armazene na geladeira por até 5 dias.



Agora, munidos do caldo de legumes, iremos para a receita do risoto.


INGREDIENTES RISOTO

• 2 cebolas médias picadas em cubos

• 1 alho picado

• 1/2 xícara de leite vegetal (usamos o de amêndoas)

• 300g de cogumelos paris (se você adorar cogumelos pode acrescentar mais a receita)

•. 80g de tofu defumado

• 2 e 1/2 xícaras de arroz (usamos o caxinho, mas você pode utilizar o próprio para risoto ou de sua preferencia. Não recomendamos o arroz integral para esta receita, pois ele não solta tanto amido, não ficando, portanto, com o aspecto cremoso);

• 4 colheres de chá de sal.

• Azeite de oliva


Obs.: você pode utilizar brotos de rúcula ou outro broto da sua preferência para finalizar o prato e dar um sabor especial.



MODO DE PREPARO

  1. Esquente em uma panela o caldo de legumes, quando este ferver desligue;

  2. Com um pano limpo umedecido higienize os cogumelos, você pode utilizar um papel toalha umedecido também. Você pode picar os seus cogumelos em tirar neste momento ou um pouco antes de acrescentá-los a panela (o cogumelo paris oxida em contato prolongado com o ar).

  3. Meça e lave o arroz com o auxílio de uma peneira. Muitos chefs de cozinha indicam não ser bom lavar o arroz para o preparo do risoto, eu lavo porque fico pensando o caminho que este grão percorreu, então fica a seu critério;

  4. Enquanto o arroz está escorrendo, coloque em uma panela grande a cebola, o alho e 4 colheres de sopa de azeite de oliva. Espere a cebola suar e dourar, cerca de 5 minutos, e acrescente o sal e o arroz.

  5. Seque e frite o arroz por aproximadamente uns 7 minutos. Basta você deixar fogo no médio e de vez enquanto mexer a mistura na panela para que não queime. Isto seca o arroz e e faz com que ele cozinhe mais rápido.

  6. Acrescente a panela 1/3 da mistura do caldo de legumes, coloque o fogo no baixo e deixe cozinhar. Depois que o arroz tiver absorvido o caldo, acrescente mais 1/3 dele e vá mexendo o risoto de vez enquanto. Por último, acrescente o leite vegetal, o restante do caldo e verifique o sal e tempero, acrescentado mais se necessário;

  7. Quando o arroz estiver quase cozido acrescente os cogumelos e tofu picados, incorporando eles no arroz. Caso o arroz não esteja completamente cozido ou o risoto esteja seco, você pode acrescentar um pouco de água.

  8. Finalize colocando um generoso fio de azeite de oliva no risoto, isto dará brilho e irá impedir que ele empelote.




#glutenfree #semgluten #easyveganfood #receitaveganafacil #vegan #vegano #receitavegana #healthy

325 visualizações
  • Preto Ícone Pinterest
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • happy cow

INSTITUCIONAL

HORÁRIO ATENDIMENTO

IFood | UberEats

Ter - Sex: 10h às 15h

Ter - Dom: 18h às 22h

Ateliê

Seg - Sex: 09h às 22h 

Sáb - Dom: 18h às 22h   

ENDEREÇO

Porto Alegre, RS

+55 51 33988497 | + 55 ‭51 989066118

contato@marjhan.com.br

 

Não realizamos atendimento ao público no no nosso ateliê, que é destinado somente à produção.

NEWSLETTER

Entrega

© 2023 por Marjhan Culinária Vegana.

CNPJ: 31.590.817/0001-90