GLITTER BIODEGRADÁVEL
PORQUE SUBSTITUIR?
Os glitters convêncionais são feitas de microplástico e alumínio, este primeiro representa 85% do lixo plástico encontrado na natureza. Como eles levam centenas de anos para se decompor, ao serem descartados poluem os oceanos e entram na cadeia alimentar dos seres marinhos e, consequentemente, na nossa. Sem falar dos ingredientes nocivos para a saúde existentes na composição, como dioxido de titânio, eritrosina, tartazina e petrolatos.
"Quando você leva seu rosto, o glitter vai para o ralo. É tão pequeno para o sistema de filtragem que acaba nos oceanos, lagos e rios, onde os poluentes se acumulam como uma esponja. Quando os peixes comem o brilho, a partícula entra na cadeia alimentar de outros animais e até seres humanos. Estudos encontraram microplásticos em sal marinho, mel e até cerveja", explica Anna Cummins, co-fundadora da 5 Gyres, uma ONG sem fins lucrativos focada em poluição pelo plástico.
ONDE ADQUIRIR?
Para quem é de Porto Alegre temos uma marca muito bacana para indicar, a Bio Glitter (clique na imagem abaixo para visitar a página do Instagram).
Mas você consegue adquirir online também em diversos sites como a Use Orgânico (clique na imagem abaixo para ser direcionado para o site deles)
COMO FAZER?
A receita que vamos compartilhar é do canal Descontrartigo! recomendamos a receita feita com açúcar e corante (utilize corantes veganos). Ela é fácil de fazer e tem um bom rendimento.
Mas o pessoal do canal compartilhou outras receitas além da indicada por nós no mesmo vídeo. A feita com gelatina no vídeo da DIY é possível substituir por Agar Agar.
Como comentamos é possível fazer o glitter com Agar Agar, receitinha musa da Melissa Vieira no vídeo abaixo.