COWSPIRACY: O Segredo da Sustentabilidade
No momento cult da semana indicamos o documentário Rotten (em uma tradução literal "Podre") produzido por Kip Andersen e Keegan Kuhn, e disponível no Netflix. O nome do longa faz a junção da palavra vaca e conspiração em inglês, remetendo a realidade retratada no documentário.
SOBRE
O documentário foi lançado em 2014, ganhando grande repercussão ao expor o fato de grandes grupos ambientalistas ignorarem como a agropecuária intensiva está dizimando os recursos naturais do planeta. O filme tem duração de 1h31, prendendo o expectador ao mostrar ao longo do documentário o despertar de um ativista para o custo ambiental do consumo de carne. O dinamismo, com entrevistas, visitas em diferentes locais torna o documentário envolvente.
PORQUE RECOMENDO
Me tornei vegetariana em 2011, e não pensava em me tornar vegana. Sendo honesta, não entendia porque pessoas se tornavam veganas, vim de uma família do interior do Rio Grande do Sul e meus avós criam as galinhas soltas, assim como as vacas, as quais é retirada apenas a produção excedente de leite, colocando a saúde e bem estar do bezerro como prioridade.
Foi em 2018 que comecei a olhar o veganismo, me tornei intolerante a lactose, e disto surgiu um movimento de entender melhor o veganismo. Este documentário, Cowspiracy, foi o que me fez compreender o veganismo e despertar o pertencimento nesta causa pelos animais e planeta, além da saúde do meu corpo. Ele não é violento, no sentido de ter cenas chocantes, ele é simplesmente informação e conhecimento sendo entregues a você.