• Marjhan

COMPOSTAGEM URBANA


Aterro Sanitário

Diariamente, Porto Alegre gera 1.500 toneladas de resíduos sólidos, para onde vai este lixo?

Nossa indicação da semana é o curta-metragem "Ilha das Flores", e para quem mora na metrópole de Porto Alegre, indicamos também a empresa Re-ciclo. Entretanto, o que queremos é conversar sobre compostagem urbana, e porque devemos nos importar com o destino do nosso "lixo".



CURTA-METRAGEM ILHA DAS FLORES

Um lugar com poucas flores.


Quando nos desfazemos de algo, colocamos em um saco, encaminhamos para uma lixeira na rua em um dia especificado, e, quando retornamos no dia seguinte, este saco magicamente "desapareceu". Na maior parte dos casos, só paramos para refletir sobre esta mágica quando por algum motivo o sistema de lixo oferecido pela prefeitura não funciona, mas a realizada é que não existe lixo.


Aquela sacola descartada, muitas vezes sem a separação adequada entre lixo seco e orgânico, será encaminhada para um aterro sanitário e irá poluir o meio ambiente. O curta-metragem brasileiro "Ilha das Flores", escrito e dirigido por Jorge Furtado em 1989, expõem o que realmente acontece com os alimentos que descartamos.


É possível assistir o curta-metragem no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=KAzhAXjUG28). Deixamos o vídeo aqui embaixo para quem quiser assistir, e ele tem 10 minutos de duração.




EMPRESA RE-CICLO

Como podemos transformar o lixo orgânico em matéria prima e fechar este ciclo?

Existem algumas opções no mercado relacionados ao descarte de dejetos orgânicos. Aqui na empresa Marjhan Culinária Vegana, primeiramente tentamos manter uma composteira, o que para nós não funcionou (iremos fazer um post sobre isto). E percebemos, que para nossa situação, o mais adequado era utilizar de um serviço de compostagem urbana.


Assim, encontramos a empresa Re-ciclo, fundada em 2016 a empresa tem por principal objetivo dar um destino sustentável e adequado àqueles resíduos que antes iam parar nos aterros. Eles fazem isso por meio da compostagem dos resíduos orgânicos que são coletadas semanalmente em pontos de coleta pela cidade, ou na própria casa dos clientes, de bicicleta. Os resíduos são transformados em adubo, um composto rico em nutrientes que pode ser usado em hortas e jardins.



NOSSA EXPERIENCIA COM A RE-CICLO

A empresa funciona através de uma assinatura, onde você irá assinar um pacote mensal para ter o seu lixo orgânico recolhido em casa ou em um posto de coleta. Tivemos um pouco de dificuldade de assinar o pacote da empresa, pois eles respondiam nossas mensagens com uma demora e mediante insistência. Acreditamos que seja uma situação temporária na empresa, mas estamos lhe avisando que é para você saber que se acontecer com você "é normal".


Como funciona?

Pela localização atual do nosso ateliê podíamos optar apenas pelo serviço de entrega em ponto de coleta. Então, escolhemos um dos locais oferecidos pela Re-ciclo para semanalmente deixar nosso balde de lixo orgânico cheio e trocar por um vazio e limpo.


Recebemos um kit da empresa, ao qual retiramos no ponto de coleta selecionado por nós. O kit contém quatro sacos de lixo biodegradáveis, um saco do adubo produzido pela Re-ciclo, um vale muda, e nosso balde de lixo.


E ai, gostaram?

Estamos adorando esta parceria, e lhe recomendamos a empresa. Nos sentimos com a consciência tranquila de saber que nosso lixo orgânico está tendo o descarte adequado. Além disto, ficamos alegres com o adubo que recebemos mensalmente para nossas plantinhas. Também recebemos todos os meses um 'vale muda', para enfeitar ainda mais nosso jardim.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Empresas como a Re-ciclo estão, felizmente, ganhando espaço de mercado. Para quem vive em outros municípios e quer usufruir deste serviço, recomendamos que pesquise por "Serviço de Compostagem" em sites de pesquisa.


Sabemos que no Rio de Janeiro a Ciclo Urbano presta um serviço similar. Se você tem uma indicação compartilhe nos comentários.

Link empresa Rio de Janeiro: https://cicloorganico.com.br



#MarjhanINDICA #biodegradável #Reciclo


  • Preto Ícone Pinterest
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • happy cow

INSTITUCIONAL

HORÁRIO ATENDIMENTO

IFood | UberEats

Ter - Sex: 10h às 15h

Ter - Dom: 18h às 22h

Ateliê

Seg - Sex: 09h às 22h 

Sáb - Dom: 18h às 22h   

ENDEREÇO

Porto Alegre, RS

+55 51 33988497 | + 55 ‭51 989066118

contato@marjhan.com.br

 

Não realizamos atendimento ao público no no nosso ateliê, que é destinado somente à produção.

NEWSLETTER

Entrega

© 2023 por Marjhan Culinária Vegana.

CNPJ: 31.590.817/0001-90